Capa de Super Mario RPG: Legend of the Seven Stars para Super Nintendo
Data de lançamento
(há 30 anos)
Lançamento no Brasil
Desenvolvedora
SquareSoft
Publicadoras
Nintendo, Playtronic, Hyundai
Gêneros
Ação e Aventura, RPG, RPG de Turno, RPG Japonês
Franquia
Mario
Recursos
1 Jogador
Método de Save: Bateria (SRAM)
Áudio: Estéreo / Mono Selecionável
Chip Especial: SA-1

Títulos Regionais

Japão
スーパーマリオRPG
Japão (Romanizado)
Super Mario RPG
Coreia do Sul
슈퍼 마리오 RPG
México
Super Mario RPG: La Leyenda de las Siete Estrellas

Tempo de Conclusão

História Principal
História + Extras
Conclusão 100%

Dados de HowLongToBeat.com

Sobre

Super Mario RPG: Legend of the Seven Stars é um jogo de RPG lançado em 1996 para o Super Nintendo. O título foi desenvolvido pela SquareSoft em colaboração com a Nintendo, marcando a última aparição do mascote no console. A trama acompanha Mario e seus aliados na busca pelas sete peças da Star Road, visando derrotar a Smithy Gang, uma força robótica invasora liderada por Smithy. O desenvolvimento foi produzido por Shigeru Miyamoto e dirigido por Chihiro Fujioka e Yoshihiko Maekawa, unindo o universo da franquia a elementos de RPG japonês.

Ler mais Ler menos

O gameplay introduz o primeiro ambiente em vista isométrica da série, permitindo exploração e saltos em oito direções. Ao contrário de outros títulos do gênero, não existem encontros aleatórios; os inimigos são visíveis no cenário, permitindo ao jogador evitá-los. A experiência combina exploração com elementos de fantasia e mecânicas de plataforma tradicionais, como o acionamento de blocos flutuantes. A navegação pelo mundo é diversificada, passando por locais como o Mushroom Kingdom, Moleville e Yo'ster Isle.

O sistema de batalha utiliza o combate por turnos com um grupo de até três personagens ativos, selecionados entre cinco membros disponíveis. Durante o progresso, é possível recrutar aliados inéditos como Mallow e Geno, além de antigos rivais como Bowser. Um diferencial importante são os action commands, que consistem em pressionar botões no tempo correto durante os ataques ou defesas para amplificar seus efeitos. O jogador pode gerenciar ações como atacar, defender, usar itens ou executar magias através de menus de combate.

Tecnicamente, o título destaca-se pela utilização de gráficos pré-renderizados, criados através de técnicas avançadas de modelagem por computador para simular um aspecto 3D. O cartucho utiliza o chip Nintendo SA-1, que permite maior velocidade de processamento e capacidades de mapeamento de memória superiores. O design dos níveis incorpora diversos segredos e quebra-cabeças, como o uso do Garro para infiltrar Mario em Nimbus Land ou desafios no navio afundado.

A trilha sonora, composta por Yoko Shimomura, inclui arranjos de temas clássicos de Koji Kondo e Nobuo Uematsu. O jogo foi aclamado por seu humor e pela fusão bem-sucedida entre ação e RPG, estabelecendo as bases para sucessores espirituais como Paper Mario. Com um sucesso comercial expressivo, Super Mario RPG: Legend of the Seven Stars é frequentemente lembrado como uma das parcerias mais influentes da era 16-bits, consolidando-se como um clássico técnico do console.

Cronologia: Mario

  • 1990

    Super Mario World

    SUPER NINTENDO
  • 1996

    Super Mario RPG: Legend of the Seven Stars

    SUPER NINTENDO

Capturas de Tela

VER TODAS

Vídeos

VER TODOS

RetroAchievements

LISTA COMPLETA
Ícone da conquista: Legend of the Seven Stars 1
Legend of the Seven Stars
Ícone da conquista: Princess... Saved? 2
Princess... Saved?
Ícone da conquista: What's This Pointy Thing? 10
What's This Pointy Thing?
Ícone da conquista: Solve the Forest Maze 10
Solve the Forest Maze